25 de abril de 2011

Palestra motivacional motiva alguém?

Se você perguntar a um especialista em comportamento e motivação se uma palestra motivacional motiva alguém, a resposta será categórica: NÃO! Agora, se fizer a mesma pergunta para um Gerente de Vendas ou Empresário provavelmente você terá como resposta um categórico: SIM! Então, quem tem razão?

O fato é que uma palestra dita motivacional tem a intenção de gerar motivação ou um espírito de ânimo nos participantes, mas está longe de realmente motivar alguém. Para entender melhor vale pesquisar sobre os estudos do comportamento humano e concluir que o que uma palestra motivacional consegue fazer é "coceirinha" na motivação das pessoas.


Eu tomo como princípio em minhas apresentações que a palestra motivacional é para gerar uma reflexão sobre o modo como percebemos e agimos. Serve como um despertar interno. Algo como um "tapa na cara" para acordar e lembrar que o único responsável pelo o que acontece em nossas vidas é cada um de nós.

Não existe esta idéia de que alguém tem o poder supremo de motivar uma pessoa a fazer alguma coisa. A motivação é um fator pessoal, intrínsico, de cada indivíduo. Portanto, não se pode motivar ninguém. O máximo que se consegue é despertar os motivos para que a pessoa faça alguma coisa.

Se pensarmos como as diversas religiões abordam este tema podemos aprender muito a respeito. Veja as grandes pregações. O pastor, padre ou líder religioso leva as pessoas a pensar, acreditar ou simplesmente achar que o que ele diz é bom ou o melhor para todos. Será? Muitas vezes baseiam-se em escrituras antigas, mas que trazem valores universais. Afinal, quem não quer viver uma vida melhor, sem tanto sofrimento e mais alegrias? Isso é motivação!

As palestras motivacionais são importantes, pois ajudam as pessoas nas organizações a fazerem uma pausa para reflexão pessoal. Aqueles que conseguem entender que a palestra em si não é suficiente fará grandes avanços individuais. Provavelmente será promovido e crescerá na organização e fora dela.

Aquele que fica esperando o milagre acontecer não vai a lugar nenhum. É preciso atitude para colocar em prática aquilo que ouviu, viu e interagiu. Não basta bater palmas, dar risada e concordar com o que o palestrante apresenta. Faz-se necessário agir. Trazer a responsabilidade para si próprio.

Também não adianta se colocar resistente, achando que nada daquilo que é apresentado é válido. Esta postura defensiva só faz com que a pessoa fique para trás. Da mesma forma que uma palestra motivacional não tem o poder de mudar alguém naquele momento, ela também não é inócua (a menos que o palestrante e/ou o conteúdo sejam totalmente despropositados). É preciso equilíbrio para julgar sua efetividade.

Faço muitas palestras motivacionais sobre motivação, liderança, atendimento a clientes e outros temas. Vejo em alguns locais que as pessoas saem satisfeitas e mais leves. Porém, quanto tempo dura esta sensação? Alguns dias ou talvez alguns meses. Quem realmente entende o objetivo de uma palestra motivacional muda para o resto da vida.

Já tive casos de pessoas que muito tempo depois de assistir uma apresentação minha escreveram dizendo o quanto foi importante e o que fizeram a respeito. Isso sim é uma atitude poderosa gerada por uma palestra motivacional.

Não existe palestrante milagroso que irá resolver os problemas da empresa ou de cada pessoa. Há profissionais competentes que realizam palestras motivacionais com conteúdo prático e interatividade. Há aqueles que proporcionam momentos agradáveis de reflexão e deixam para os participantes decidir o que fazer de suas vidas. Não impõem uma verdade, até porque a verdade pode ser diferente para cada um. São apenas o fogo que acende o pavil. Se você encontrar alguém que prega o milagre em palestras motivacionais saia correndo... é fria!

Portanto, quando assistir ou contratar uma palestra motivacional lembre-se que ela não acaba no evento. Ela serve para estimular as pessoas a resolver os problemas e não resolve-los. De nada adianta contratar uma palestra para aumentar a motivação dos funcionários se a empresa atrasa o pagamento ou não oferece condições razoáveis de trabalho e convivência. Pense nisso.


::: Rogerio Martins é Psicólogo, Professor, Palestrante e Escritor. Siga @rogermar no Twitter e venha curtir a página do Facebook.
. . . . .

20 comentários:

  1. Santiago Ryba27 abril, 2011

    Perfeito o texto. Claro, objetivo e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez você trata um assunto delicado de modo simples e didático. Parabéns pelo conteúdo do site que a cada dia fica mais interessante. Um forte abraço, Beto.

    ResponderExcluir
  3. Participe do sorteio do livro "Reflexões do Mundo Corporativo" escrevendo um comentário sobre este artigo até o dia 07/05/11. Se o seu comentário for aprovado estará concorrendo ao sorteio que será realizado no dia 08/05/11 e divulgado o vencedor aqui mesmo nos comentários. Leia o regulamento no link www.blogrogeriomartins.com.br/p/livro.html.
    Participe e divulgue.

    ResponderExcluir
  4. Maria Aparecida G. Abranches02 maio, 2011

    Rogerio seu artigo caiu como uma luva neste momento que estou vivndo na empresa. Estamos analisando qual a melhor forma de trabalhar a motivação dos funcionários e o que escreveu trouxe alguns esclarecimentos importantes.

    Obrigada,
    Maria Aparecida

    ResponderExcluir
  5. O texto só de ler já nos motiva a algo,nos faz refletir sobre o assunto.Realmente,motivar alguém tem seus pontos negativos e positivos de um bom sucesso de motivação!
    É preciso muitos estudos para desvendar esse mistério,porém o texto de Rogério,é claro,objetivo,reflexivo e muito interessante para quem gosta de novas descobertas!Forte abraço,e gostei muito desse sorteio,estou na expectativa,e vou divulgar aos meus amigos...

    ResponderExcluir
  6. Sandra Fideles03 maio, 2011

    A motivação é interna de cada individuo, porém basta o querer de si para estar motivado.
    Motivação é ação, disposição e animação para viver em diversos ambientes.

    O texto esta muito claro e objetivo, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Uma palestra motivacional com certeza motiva alguém sim, mesmo porque, quem procura uma palestra dessa está precisando de uma força! Sempre mexe com a gente e nos faz repensar em nosso comportamento. Muitas vezes o que necessitamos é de um incentivo, uma palavra de apoio, coisas que já sabemos, mas precisamos ouvir sempre! E isso nos dá um "up" e faz parecer que a vida estará mais colorida dali prá frente! Acho muito importante esse tipo de evento!!!!

    ResponderExcluir
  8. Acho importante este tipo de evento, pois ajuda a pensar como fazer para ficar mais motivado no dia-dia. Gosto de participar de palestras que são alegres e que também tragam informações sobre como devemos fazer para alcançar níveis melhores de trabalho e convivência.
    Fico feliz por participar.
    Janahina Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Rogério,

    Concordo plenamente com você. É muito importante trazermos uma energia nova para dentro das organizações e isso pode ocorrer com uma palestra motivacional.
    Entretanto ela não é milagrosa, é apenas um despertar.
    Um abraço,
    Carol

    ResponderExcluir
  10. Julieine Ferraz Nascimento03 maio, 2011

    O texto é sensato e pertinente. De fato, as melhorias apenas ocorrem a partir do momento que a pessoa começa a se mobilizar, e acredito que principal função das palestras motivacionais seja trazer esse tipo de consciência. As mudanças na vida dependem apenas de nossas próprias atitudes, mas poucas pessoas percebem isso, ou percebem mas não possuem força suficiente para agir. Por isso é importante que as empresas criem uma estrutura que desperte esse "agir"no funcionário,possibilitando que ele veja um retorno positivo de seu trabalho e tenha um ambiente saudável (no mais amplo sentido da palavra).As palestras motivacionais aliadas a essa estrutura com certeza trarão um resultado positivo tanto na vida pessoal quanto na profissional dos funcionários.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo de Oliveira03 maio, 2011

    A verdade é que diante de uma sociedade tão crítica, vivemos reprimindo nossos pensamentos, opiniões e até nossas atitudes. Quando nos deparammos com uma pessoa especialista no assunto, abordando temas que nos trazem a motivação, é perfeito, pois era o que se precisava ouvir para dar a motivação necessária para se resolver nossos problemas.

    ResponderExcluir
  12. Certamente motiva, sim! A motivação externa é um impulso para o início da motivação interna, que é a essencial para obtermos os resultados esperados!

    Thais Polimeni
    thais@cultcultura.com.br

    ResponderExcluir
  13. As palestras motivacionais com certeza dão o apoio para que empresas e colaboradores possam sair da cadeira e darem os primeiros passos.

    Mas é preciso fazer mais , rodar o kilometro extra depende de união de esforços. Aí nem sempre a empresa alinha com o colaborador onde quer chegar, Ou o colaborador dá o que tem de ser dado. É necessário que haja vontade das duas partes e que "ceder" e "conceder" sejam verbos que vão ser praticados a partir da meta a que se proponham.

    Ambos querem resultados, a palestra motivacional serve para demonstrar e provar que é possível. Que outros chegaram onde queriam a partir de uma ideia ou sob uma perspectiva,ou ainda sob um novo ponto de vista. A palestra nos lembra que se tá dificil, é possível mudar e sair desta situação incomoda para uma melhor.

    Como fazer para resolver os problemas e ações que deverão ser tomadas e que criarão de novo o ambiente e trabalho satisfatório depende deste esforço. Depende de união e de compreensão das partes envolvidas no processo de motivar.

    ResponderExcluir
  14. GIRLANE NOBRE03 maio, 2011

    QUANDO SE PARTICIPA DE UMA PALESTRA DE CUNHO MOTIVACIONAL, VOCE ESTA PREDISPOSTO A ELEVAR A SUA AUTOESTIMA

    ResponderExcluir
  15. Wilson Lourenço05 maio, 2011

    Boas palestras motivacionais são muito eficientes. Podem mudar a vida de um profissional, de um pai de família, de uma mãe amorosa com relação aos filhos.
    No ambiente profissional, onde lidamos diariamente com assuntos que nos desmotivam, é uma ferramenta que deve sempre ser usada para elevar o espírito de equipe, afastando pensamentos negativos que contaminam.
    Wilson Lourenço
    Guarulhos - SP

    ResponderExcluir
  16. Excelente artigo, Rogério!

    Realmente, a motivação depende da nossa vontade de querer realizar, evoluir. E certamente, as palestras são importantes para acender a fagulha inicial.

    Somente a soma de fatores positivos é que faz uma carreira ser promissora.

    Sucessos!

    ResponderExcluir
  17. Antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo.
    Bem, em relação as palestras motivacionais, creio eu que elas motivam sim as pessoas. Porém, há lá suas exceções, acho que é muito relativo de pessoa para pessoa, e também de palestrante para palestrante, não que um seja melhor do que o outro, mas sim que um pode ou não ser mais, digamos que, persuasivo.
    Às vezes as pessoas estão tão preocupadas com coisas pequenas, que acabam esquecendo de se dedicarem, de se motivarem para realizar algo. É bem aí que se encaixa as palestras motivacionais, cuja maior função não é só dar aquele "empurrãozinho", mas também aquela mega ajuda para mandar embora alguns bloqueios que nós criamos, em muitas das vezes, sem razão alguma.

    Myrella D.

    ResponderExcluir
  18. Gostei mt deste post! Pois realmente uma palestra motivacional sempre gera bons resultados!

    ResponderExcluir
  19. Ricardo Couto07 maio, 2011

    Rogerio, para mim a palestra tem o poder de fazer com que a gente pense a respeito e faça algum ditpo de mudança.

    Já assisti algumas palestras que realmente fizeram a diferença positiva.

    Ainda não tive a oportunidade de ver alguma sua, mas espero que isso aconteça em breve.

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  20. PROMOÇÃO ENCERRADA!

    A sorteada para receber o livro "Reflexões do Mundo Corporativo" é Julieine Ferraz Nascimento, que deverá entrar em contato através do e-mail livro@rogeriomartins.com.br.

    Agradeço a todos que participaram enviando seus comentários.

    Rogerio Martins

    ResponderExcluir

IMPORTANTE | LEIA ABAIXO ANTES DE COMENTAR:
.: Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
.: Serão recusados comentários com conteúdo ofensivo ou discriminatório, fora do tema ou assunto da postagem, anônimos ou com simples divulgação e pedidos de parceria.